Poderes Executivo e Legislativo se reúnem com a Neoenergia Pernambuco
As constantes quedas de energia e a demora no restabelecimento de seu fornecimento foram alguns dos assuntos abordados na reunião com membros dos Poderes Executivo e Legislativo de Santa Cruz do Capibaribe e a Neoenergia Pernamuco, na tarde desta quinta-feira (23), na capital do Estado.
Idealizador desse encontro, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Augusto Maia, destacou que diante dos pedidos da população por uma resposta da Neoenergia apresentados a ele e aos demais vereadores, propôs esse momento de diálogo aberto. “Senti a necessidade de trazermos pessoalmente até a Neonergia as demandas de nossa cidade, conforme a população foi nos repassando aos longos dos últimos dias, quando tivemos bairros com mais de 24h sem energia e outros vivenciando constante várias quedas de energia,” pontuou o presidente.
O prefeito Helinho Aragão frisou que a falta de energia impactou, por exemplo, todos os segmentos da Confecção e da Construção Civil. "Eu recebi ligações de diversas empresas destacando que os seus colaboradores estavam sem trabalhar a mais de 24h, uma vez que as máquinas estavam sem poder funcionar," frisou. O gestor colocou ainda a disposição da Neoenergia um espaço no Expresso Cidadão para a distribuidora de energia implantar um novo ponto de atendimento a população.
Representando o presidente da Neoenergia Pernambuco, Rafael Mota, gerente de relações institucionais, destacou a importância do diálogo aberto entre os representantes do povo e a distribuidora de Energia e frisou a previsão de investimento de R$ 7,4 milhões em manutenção e melhoria da rede. "Embora não possamos controlar os danos das chuvas, nós mobilizamos as equipes e intensificamos as ações, pausando até os serviços de cunho comercial, para atender o quanto antes os inúmeros chamados da população", frisou o gerente de Relações Institucionais.
Entre as medidas adotadas a curto prazo para evitar as quedas de energia, Diego Germano, representando o gerente de operação do setor centro, que engloba Santa Cruz do Capibaribe, apontou a instalação de dois religadores de tensão, um no bairro da Malhada do Meio e outro na zona rural circunvizinha, para diminuir as faltas de energia naquela região; o envio de uma força-tarefa, envolvendo 12 equipes operacionais, trabalhando na manutenção da rede; realizando podas de árvores e instalação de um regulador de tensão; e a construção de um novo alimentador, saindo da subestação.
A distribuidora disponibilizou a agência móvel para abertura de protocolos de danos elétricos e solicitou ao PROCON do município o envio das reclamações apresentadas pela população para o Ouvidoria da distribuidora.
Além da presença do presidente Augusto Maia, participaram dessa reunião, o prefeito Helinho Aragão, o vice-prefeito Flávio Pontes, o deputado estadual Diogo Moraes, o representante do ministério do Empreendedorismo em Pernambuco, Augusto Maia, os vereadores Marlos da Cohab, Dr. Nanau Marques, Deomedes Brito, Galego de Mourinha, Emanuel Ramos, Tallys Maia, Gilson Julião, Cristovão Bomba, Carlinhos da Cohab, Irmão Antonio, Adilson Vitorino, Millena de Iapoi e secretários municipais.